domingo, 5 de abril de 2009

Déjà vu

Adriano tem uma carreira marcada por gols e problemas.
Logo após o jogo do Brasil contra o Peru, quarta-feira, 01, em Porto Alegre, Adriano retirou-se rapidamente do Beira Rio alegando que pegaria um vôo direto para Milão. Quatro dias após o ocorrido, todo mundo quer saber: onde está Adriano? O jogador não se apresentou a Inter e nem ao menos avisou à diretoria onde está. Dunga e Mourinho já afirmaram que estão preocupados com seu sumiço. Seu representante, Gilmar Rinaldi, disse que ele está resolvendo problemas particulares, mas não sabe explicar do que se trata.

Depois de mostrar um belo futebol no clube de Milão, em 2003, o atacante conseguiu sua chance na Seleção. Na Copa América de 2004, Parreira levou o selecionado B brasileiro para disputar o torneio. Adriano foi bem na competição, terminou artilheiro com 7 gols e marcou o gol de empate na final contra a Argentina, aos 47 minutos do segundo tempo - forçando a final para os pênaltis, na qual o Brasil sairia Campeão.

A excelente atuação na Copa América transformou Adriano em um dos membros do quadrado mágico - Ronaldinho, Kaká, Robinho e Adriano -, que na época era considerado o melhor ataque do mundo. No ano seguinte, o Brasil foi a Alemanha disputar a Copa das Confederações, só que desta vez com o scratch titular. Mais uma vez, a equipe Canarinho encontra com a Argentina na final e novamente o Imperador mostra seu futebol eficiente, marcando dois belos gols na final. Final essa que o Brasil ganhou por 4 a 0.

Com um futebol que encantou o mundo, a equipe verde-amarela se tornou a grande favorita para a Copa de 2006. Contudo, com uma preparação vergonhosa na Suíça, o quadrado mágico e toda a Seleção são desmantelados e o sonho do hexa é interrompido pela genialidade de Zidane e Cia.

Depois da Copa, Adriano colecionou confusões. Com uma vida particular conturbada e sem dar o devido valor a sua carreira, o atacante passa a ser reserva da Inter. No começo do ano passado, ele teve uma rápida passagem pelo tricolor do Morumbi. Bateu o carro, arrumou problemas, fez alguns gols e no meio do ano, voltou ao clube nerazzurro. Na Itália, obteve algumas chances no time titular, mas não soube aproveitá-las.

Adriano, que tinha tudo para se tornar um dos melhores jogadores do mundo, acaba sendo vencido pela vida boêmia, e o futebol, que deveria ser a prioridade, passa a ser preterido na sua vida. Desta forma, sua presença na próxima Copa, agora, está ameaçada pela falta de profissionalismo e em vista, também, do bom momento vivido pelos atacantes brasileiros (principalmente, Grafite e Nilmar).
Foto: O Globo