sábado, 18 de abril de 2009

Com vocês, os Playoffs

Provavelmente, LeBron e Kobe duelarão na grande final da NBA


Depois de disputados 1230 jogos de Novembro até meados de Abril, chegou a hora das grandes finais da NBA, os playoffs.

Os duelos da primeira rodada do lado Oeste serão: Los Angeles Lakers (1°) x Utah Jazz (8°); Denver Nuggets (2°) x New Orleans Hornets (7°); San Antonio Spurs (3°) x Dallas Mavericks (6°) e Portland Trail Blazers (4°) x Houston Rockets (5°).

Mesmo a Conferencia Oeste sendo considerada a mais equilibrada, de longe o favoritismo fica por conta dos Lakers. O atual vice-campeão da NBA terminou a fase classificatória com 11 vitórias a mais que o segundo colocado, os Nuggets. Além das vitórias, o time de Los Angeles tem a maior média de pontos por jogo da liga, com mais de 106 pontos, e o cestinha do lado Oeste, Koby Bryant, com 26 pontos por partida. Com um grupo coeso e forte, LA Lakers tem o melhor material humano de um time de basquete, contando com, por exemplo, Paul Gasol, Koby e Derek Fisher.

Denver e San Antonio correm por fora. A equipe do Colorado conta com Carmelo Anthony e Chauncey Billups em bom momento. Nem de perto esse time pode ser comparado ao time do ano passado, que perdeu os quatro jogos nos playoffs para os Lakers. Já o terceiro colocado, o time do Texas, está enfraquecido, principalmente após a contusão do argentino Manu Ginobili. Porém, um time que tem em seu elenco atletas da grandeza e da envergadura de Tim Duncan e Tony Parker não pode ser desprezado.

O lado Leste tem em sua primeira rodada de confrontos dos playoffs: Cleveland Cavaliers (1°) x Detroit Pistons (8°); Boston Celtics (2°) x Chicago Bulls (7°); Orlando Magic (3°) x Philadelphia 76ers (6°) e Atlanta Hawks (4°) x Miami Heat (5°).

Com uma campanha quase inimaginável, se é que posso dizer assim, o Cleveland se transformou em um time quase invencível jogando em casa - os Cavs perderam apenas duas vezes na Quicken Loans Arena. A estrela maior do basquete (e do esporte americano, em geral), LeBron vive uma temporada mágica: cestinha e, em breve, será eleito o MVP da competição. A equipe ainda conta com o habilidoso Mo Williams e o voluntarioso Anderson Varejão. A grande vantagem do Cavaliers se dá, fundamentalmente, por ter o "privilégio" de sempre fazer o jogo desempate em casa, inclusive na final, por ter feito a melhor campanha.

O favoritismo do Cleveland cresceu ainda mais após a contusão de Garnett, do Boston. Essa notícia pode prejudicar também o psicológico dos jogadores de Massachusetts, pois Garnett é um dos pilares da equipe ao lado de Paul Pierce e Ray Allen . Os Magics, movidos a Dwight Howard, podem surpreender, mas não sei se positivamente ou negativamente.

Algo fora dessas 6 equipes, será muito difícil, além de tudo por se tratar da NBA, onde as surpresas, ultimamente, não são bem vindas.

Foto: sports.espn.go.com