domingo, 12 de abril de 2009

Pouca técnica e muito empenho

Cristian comemora seu belo gol.

Assim como o outro jogo das semifinais (Santos vs Palmeiras), Corinthians e São Paulo também fizeram uma grande patida. Marcado muito mais pela transpiração do que pela inspiração, o duelo de hoje ficou a desejar pela falta de técnica. Porém, a vontade de ambas as equipes deixaram o confronto emocionante.

Com uma formação ousada, coisa rara de se ver nas escalações de Mano Menezes, o Corinthians começou a partida com uma disposição tática bem ofensiva: com 3 atacantes (Ronaldo, Dentinho e Jorge Henrique) e apenas 2 volantes (Cristian e Elias). Dessa forma, o Timão abriu Dentinho pela esquerda e Jorge Henrique pela direita para evitar as descidas dos dois alas do São Paulo (Arouca e Junior Cesar) e deixou Ronaldo flutuar pelo campo, abrindo espaços para a chegada de traz do meio campista Douglas e dos volantes.

O Tricolor do Morumbi voltou a jogar com 3 zagueiros e liberou Hernanes para encostar nos dois atacantes. Entretanto, em momentos esporádicos, o São Paulo conseguiu encaixar boas jogadas ofensivas, pois Hernanes ficou sobrecarregado e muito bem marcado. As principais tramas de ataque foram criadas nas falhas individuais dos defensores corintianos e nas jogadas aéreas.

Aos 20 minutos, Miranda fez, de cabeça, o primeiro gol do jogo, após o cruzamento de Jorge Wagner, na principal jogada tricolor. Pouco tempo depois, aos 28, Elias, o melhor jogador do Corinthians no jogo de hoje, em uma bela jogada individual empatou o duelo. E aos 45, Elias conseguiu tirar uma bola em cima da linha, na cabeceada de Miranda.

O primeiro tempo foi muito disputado, alguns jogadores estavam, até certo ponto, exaltados como André Dias, que bateu o jogo todo até ser expulso no segundo tempo, e o Fenômeno que deu uma solada no André Dias e mereceria ter sido expulso, mas ele só levou o amarelo.

No segundo tempo, o Corinthians conseguiu fazer boas jogadas pelos flancos do campo, principalmente, com Dentinho. Douglas, que é, em tese, o organizador de jogadas, atuou abaixo da crítica. O São Paulo assustou em alguns contra ataque, mas o empate já estava de bom tamanho para o tricolor.

Aos 47 minutos do segundo tempo, enquanto todos achavam que o jogo ficaria no 1 a 1, inclusive eu, Cristian, em sua jogada característica, o Cruzeiro que o diga, acertou um petardo de fora da área e virou a partida. Agora, a vantagem para o último jogo é corintiana.


Eu não sou músico, mas vou dar nota:
Corinthians:
Felipe (8) Seguro. Fechou o gol.
Alessandro (4) Deu uma furada e quase pôs tudo a perder.
Chicão (4,5) Mal na jogada aérea.
Willian (5) Não comprometeu.
André Santos (6) Ajudou na armação das jogadas.
Cristian (8) Fez o gol da vitória e marcou bem.
Elias (8,5) Marcou bem, fez um gol e evitou outro em cima da linha./ Souza (s/n) Jogou pouco tempo.
Douglas (4) Não cumpriu sua função de armar as jogadas.
Jorge Henrique (6,5) Se movimentou bem e marcou as subidas do Junior Cesar.
Dentinho (7) Correu muito e armou várias jogadas pela esquerda.
Ronaldo (6) Flutuou, abrindo espaço para quem vinha de traz. Porém, desperdiçou suas principais chances de gol.

São Paulo:
Rogério Ceni (5) Fez grandes defesas, mas falhou em várias jogadas.
André Dias (3) Só bateu.
Rodrigo (5) Evitou alguns lances de perigo de gol.
Miranda (6) Fez o gol do São Paulo.
Arouca (s/n) Jogou pouco tempo/ Joílson (3,5) Mal como sempre/ Renato Silva (s/n) Jogou pouco tempo.
Jean (4) Sumiu no jogo.
Hernanes (4,5) Tentou armar as jogadas de ataque, porém, sem sucesso.
Jorge Wagner (4) Perdeu a bola para o Cristian, que virou o jogo.
Junior Cesar (4) Não apoiou e marcou mal.
Borges (4) Perdeu a principal chance de gol do São Paulo.
Washington (4) Pouco produtivo/ Dagoberto (s/n) Mal pegou na bola.


Foto: Globoesporte.com