segunda-feira, 20 de abril de 2009

Resumo dos Estaduais

No ano do seu centenário, o Internacional já conquistou seu primeiro título, o Gauchão 2009. Este é o 39° estadual conquistado pelo Colorado.
Desde de janeiro, os campeonatos mais tradicionais (e chatos) do país, os estaduais, estão em disputa. Agora, em Abril, eles entraram em uma fase decisiva, alguns até já terminaram como o gaúcho e o pernambucano, por exemplo. Confira abaixo, o resumo dos torneios regionais.

Campeonato Gaúcho: Ontem, no Domingo, o Internacional sagrou-se campeão invicto (18 vitórias e 3 empates). Para ratificar o título e a excepcional campanha, na final do segundo turno, o Colorado massacrou o Caxias por humilhantes 8 a 1. Conquistando, assim, a taça Fábio Koff (esse é o único jeito do antigo presidente gremista ir parar no Beira Rio). Como o Inter já havia vencido o primeiro turno, não precisará de uma final.
Muitos entusiastas estão comparando a equipe de hoje com o campeão da Libertadores de 2006. Puro exagero. O Colorado está muito bem este ano graças ao setor ofensivo, que pode ser considerado o melhor do Brasil com Taison, D’alessandro e Nilmar. Entretanto, a defesa é frágil. Veremos agora na Copa do Brasil, um bom teste para os campeões do Rio Grande.

Campeonato Pernambucano: O Sport conquistou ontem o tetra Campeonato Pernambucano, assim como o Inter, invicto (19 vitórias e 3 empates) e vitorioso nos dois turnos. O Leão da Ilha mantém uma hegemonia em Pernambuco, ganhando 13 dos últimos 20 campeonatos. Nesse domingo, o rubro-negro só precisava do empate contra o principal rival, o Náutico, nos Aflitos. E conseguiu. Um empate por 0 a 0 deu o título ao time de Nelsinho Baptista. O foco agora é vencer o Colo-Colo na “Lambonilha” e se classificar para as oitavas da Libertadores.

Campeonato Mineiro: O campeonato já tem seus finalistas definidos e sem nenhuma surpresa. Cruzeiro e Atlético duelarão pelo título. O Galo conseguiu, este ano, montar uma equipe competitiva com a chegada do, hoje, artilheiro do ano Diego Tardelli, do bom meio campista Carlos Alberto e do tetracampeão do mundo Júnior, que formam a base do time. O Cruzeiro jogará o clássico decisivo como favorito, por não ter perdido nos 10 últimos clássicos e por ter uma equipe mais qualificada.

Campeonato Carioca: Mais uma vez, o Campeonato Fluminense (deveria ter esse nome porque abrange todo estado) terá na final Botafogo contra Flamengo. Ontem, o rubro-negro conquistou a taça Rio, ou o segundo turno, por 1 a 0, contra o próprio alvinegro. Já o primeiro turno, a taça Guanabara, foi vencida pelo Fogão.
Fazendo uma análise entre os dois times, observo o Botafogo melhor no ataque e o Flamengo melhor no meio e na defesa. O time do Cuca está mais arrumado, até porque a base do ano passado foi mantida. Porém, não vejo favoritismo nesse confronto.

Campeonato Paulista: Para surpresa de muitos, o Santos e o Corinthians conseguiram desbancar os favoritos Palmeiras e São Paulo. Duas vitórias em dois jogos, mérito total dos clubes alvinegros. Será o confronto do ataque contra a defesa. O peixe tem o setor ofensivo rápido e envolvente, que o diga a defesa do Palmeiras, formado pela conjunção da experiência, representada por Kléber Pereira, com a juventude, de Neimar. Já o Timão, pelo contrário, tem sua arma principal no setor defensivo: com um goleiro seguro, Felipe mais uma vez teve uma ótima atuação contra o São Paulo, e dois volantes, Cristian e Elias, voluntariosos, que jogam marcando e apoiando, são o diferencial do time.
Como adiantou Mano Menezes em primeira mão no seu Twitter (twitter.com/manomenezes), as finais do campeonato foram confirmada para a Vila e o Pacaembu, respectivamente.

Foto: Site do Internacional