sábado, 28 de março de 2009

A África do Sul está cada vez mais longe

Hoje, Portugal e Suécia empataram por 0 a 0 e ficaram ainda mais longe da Copa do Mundo.


Neste final de semana, estão sendo realizadas, em todos os continentes, partidas válidas pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, que será disputada na África do Sul.

As eliminatórias ainda estão no começo, na maioria dos continentes, mas várias nações importantes do futebol europeu correm o risco de ver a Copa somente pela Tv.

Portugal, apesar de nunca ter sido Campeão das principais copas, nos últimos anos conseguiu bons resultados em grandes torneios. Na Euro 2004, a Seleção das Quinas foi vice-campeão e em 2006, na última CM, foi o quarto colocado. Sem um time brilhante e dependente de Cristiano Ronaldo, que neste ano não vive um ano mágico como foi ano passado, Portugal vê sua classificação ameaçada. No grupo 1 das eliminatórias européias (na Europa, apenas uma seleção de cada grupo se classifica para a Copa, os vices disputam a repescagem), a seleção lusitana ocupa a terceira posição, com 6 pontos em 5 jogos e com um jogo a mais que a líder Dinamarca, que já somou 10 pontos. Portugal ainda tem chances, mas é preciso vencer. Dos 5 jogos disputados, os rubro-verdes ganharam apenas um.

A Suécia, que em 1958 foi à segunda colocada do Campeonato Mundial (ano esse, que o Brasil conquistou o primeiro título) e tem, hoje, em seu elenco um dos melhores jogadores na atualidade, o interista Ibrahimovic, está no mesmo grupo de Portugal. A seleção sueca vive, assim como Portugal, um péssimo momento nas eliminatórias. Ela tem o mesmo número de pontos dos lusitanos, porém, está com um jogo a menos.

Campeã do Mundo em 1998, a tradicionalíssima França, de outrora Zidane e Platini, teoricamente está em uma chave fácil (além da França, o grupo conta com Sérvia, Lituânia, Áustria, Romênia e Ilhas Faroe). Porém, não está jogando bem e só ocupa a terceira posição no grupo 7. A Sérvia ocupa a primeira posição com 12 pontos em 5 jogos, 5 pontos a mais do que a seleção gaulesa, que ganhou hoje da Lituânia por 1 a 0, gol de Ribéry.

E por último, a menos importante, futebolisticamente falando, e sempre pedra na chuteira brasileira, Noruega. Depois da copa de 98, a seleção nórdica nunca obteve bons resultados. A situação piorou após a aposentadoria do maior jogador do país, o atacante Solskjaer. Hoje, a seleção vermelha ocupa a última posição no seu grupo, somando apenas 2 pontos em 3 jogos, 10 atrás da líder Holanda.

Muitos jogos ainda serão disputados, mas é bom essas seleções abrirem os olhos porque em vez de pensarem na África, daqui há alguns jogos, elas poderão estar pensando no Brasil. Ou melhor, na CM do Brasil, em 2014.
Foto: Fifa