domingo, 22 de março de 2009

A utopia romana

O Estádio Olímpico de Roma será o palco para a final da UCL

Foi selado sexta-feira, 20, em Nyon, na Suíça, o destino dos grandes clubes do continente europeu. O sorteio das quartas-de-final da UEFA Champions League definiu o caminho que os clubes terão que percorrer até chegar em Roma, no dia 27 de maio.

Como disse (meu conterrâneo) o poeta Carlos Drumonnd “no meio do caminho tinha uma pedra”. Ou melhor, tem uma rocha, gigantesca, na vereda de Chelsea, Liverpool, Barcelona e Bayer. Estes clubes se enfrentarão pelas quartas (Barcelona x Bayern / Liverpool x Chelsea) e os vencedores se encontrarão na semifinal. Foi formado, assim, o percurso mais árduo para se chegar ao Estádio Olímpico de Roma.

Com um caminho menos pedregoso, se posso dizer assim, o atual campeão e favorito Manchester United enfrentará o Porto nas quartas e nas semi (se vencer o Porto) terá pela frente o Villarreal ou Arsenal. Anteriormente ao sorteio, o United já era considerado o grande favorito. Agora, as chances dos diabos vermelhos chegarem a final são grandes.

Apontarei, em seguida, os pontos fortes e débeis de cada equipe e os prováveis protagonistas dos confrontos.

Chelsea x Liverpool: Nas últimas quatro edições da UCL, os Reds e os Blues se enfrentaram em três delas. O Liverpool levou a melhor nas temporadas 2004-05 e 20006-07.
O Chelsea foi superior na última edição.
Pontos Positivos: O clube londrino, desde a chegada de Guus Hiddink, está com um aproveitamento impressionante: sete vitórias, um empate e apenas uma derrota (no jogo de ontem, 21, contra o Totennham). O Stamford Bridge voltou a ser um trunfo importante. Jogadores como Drogba e Ballack aumentaram seu rendimento, e a volta de Essien foi preponderante para melhora do meio campo do Chelsea.
O Liverpool ainda não perdeu no Anfield Road este ano. Conta com seus dois melhores jogadores (Torres e Gerrard) no ápice da temporada. O meio-de-campo é consistente, conta com a força de Mascherano (às vezes exagerada, pois, ele é o jogador que mais cometeu faltas na competição) e a inteligência de Gerrard (autor de um hat-trick, hoje, 22).
Pontos Negativos: Mesmo depois da bela recuperação, os Azuis não transmitem confiança aos seus torcedores. O time ainda não conseguiu a estabilidade de outrora.
O ponto negativo do Liverpool são as invencionices criadas pelo seu treinador, Rafael Benítiz (ele é o principal responsável por este momento excepcional dos Reds, mas, às vezes, ele realiza algumas alterações, no mínimo, estranhas). O manager espanhol continua insistindo com Riera (apesar da excelente partida de hoje) e é fã Nabil El Zhar.
Os protagonistas: O duelo ficará entre os jogadores símbolo das duas equipes. Gerrard, o atual artilheiro da UCL e um dos melhores jogadores da temporada. E Lampard, que mesmo não atuando bem nas últimas partidas, em um dia inspirado, ele pode desequilibrar o clássico.

Barcelona x Bayer: O Bayer conseguiu duas (incríveis) goleadas sobre o Sporting pelas oitavas da Champions e obteve uma boa recuperação na Bundesliga, subindo de 5° para 2°.
O Barça estava com uma mão na taça do Campeonato Espanhol, porém, perdeu alguns jogos e deixou a diferença cair, de 12 pontos para 6, frente ao Real Madri. Na UCL, conseguiu uma vitória convincente sobre o Lion, 5 a 2.
Pontos Positivos: Ambos os clubes tem o ataque, a força ofensiva, como principal característica. O time da Baviera conta no ataque com: Ribery (o sonho do Barcelona para a próxima temporada), o jogador com maior número de assistências na Liga dos Campeões; Klose, que ao lado de Gerrard, é o artilheiro da competição com sete gols e Luca Toni, desajeitado, porém, artilheiro.
O Clube catalão tem em seus homens de frente, assim como o clube de Munique, sua maior esperança. Messi é espetacular. Em qualquer jogada ele pode definir uma partida. O argentino tem ao seu lado no ataque: Eto’o, um grande artilheiro e Henry, ótimo nas jogadas aéreas (que o diga a Seleção Brasileira) e fundamental no esquema criado por Guardiola.
Pontos Negativos: O ponto negativo dos dois clubes é a marcação. Apesar de fazer muitos gols, eles também levam muitos. Por se tratar de times ofensivos demais, a marcação fica a desejar.
Os protagonistas: Como o ponto positivo dos clubes é o ataque, os possíveis protagonistas serão os atacantes. A velocidade, genialidade e habilidade dos dois encantam qualquer pessoa que tem aversão ao esporte bretão. O show ficará por conta de Ribery e Messi. Este duelo promete.

Manchester x Porto: Manchester e Porto se enfrentaram, pela última vez, na UCL 2003-04. Na ocasião, o Porto eliminou os Devils e findou-se campeão. O Porto é o franco-atirador, não tem “nada a perder”.
O United, mesmo vindo de duas derrotas (na Premiere League) seguidas, é o favorito ao título.
Pontos Positivos: O Manchester possui o melhor elenco do mundo. Tem a mescla ideal de juventude com experiência. Este é um dos principais motivos dele ser o grande favorito.
O Porto conta com um ataque potente. O argentno Lisandro Lopes é o artilheiro do clube na Champions e Raul Meireles é o 3° em assistências.
Pontos Negativos: A fase do Manchester (se dois jogos for considerado uma fase) é turbulenta no Campeonato Inglês.
O clube português é fraco tecnicamente comparado ao inglês. O goleiro, o brasileiro Helton, mostrou, nas oitavas, que não é muito confiável ao falhar nos dois gols do empate do Dragão, em Madri, contra o Atlético.
Os protagonistas: Os principais concorrentes a protagonizar este duelo são: o atacante lusitano Ronaldo, o melhor jogador do mundo no ano passado, e o argentino Lisandro Lopes, que causou pânico na zaga Colchonera na última fase.

Arsenal x Villareal: O confronto entre dois clubes que se encontraram na semifinal da UCL de 2005-06. O Arsenal conseguiu se classificar para a final (fato marcante do jogo: Riquelme perdeu um pênalti no final da partida). O meio campo Pires estava nesse jogo pelo lado inglês. Agora, ele defenderá o Villa ante seu ex-clube.
Pontos Positivos: O Villareal tem como principal trunfo o conjunto. O submarino amarelo tem bons jogadores como o goleiro (convocado para seleção espanhola) Lópes, o meio campista Marco Senna e o atacante italiano Rossi. O clube não fica dependente de um jogador em específico, visto que, a arma do time é a coletividade.
O Arsenal tem o meio de campo veloz e um atacante acima da média, Van Persie.
Pontos Negativos: O clube de Pellegrine joga bonito, mas também deixa o adversário jogar. A marcação, em alguns momentos, me parece ser falha.
Os Gunners, apesar de terem a experiência do time concentrada na zaga, a mesma, em inúmeras vezes, se mostrou lenta. Fato preocupante, tendo em vista o ataque rápido dos espanhóis.
Os protagonistas: Os jogadores que poderão fazer a diferença são: Marcos Senna do Villa, com sua precisão impressionante e Van Persie com seu faro de gol.

Só nos restas, agora, esperar o mês de Abril chegar, para vermos quem se dará melhor nesses embates.
Foto: uefa.com