terça-feira, 24 de março de 2009

Antes, foi o Corinthians. Agora, o West Ham.

Em 2004, Kia chegou como um messias. Três anos depois, o iraniano saiu como um judas.
Quando o nome da empresa Media Sports Investments é pronunciado, o que passa pela sua cabeça? Nada? Se eu disser que esta empresa é a MSI? Ah, agora sim. Lembramos do Kia, o representante da empresa no Brasil; sua parceria nebulosa com o Corinthians e, principalmente, os crimes do qual a empresa está sendo acusada: lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e evasão de divisas.

Os corintianos ficam roxos só de lembrar da empresa londrina. Mas no começo a relação Corinthias-MSI eram só flores. A empresa investiu mais de 115 milhões de reais. Contratou várias estrelas como Tevez, Mascherano, Carlos Alberto e Nilmar.

O ano de 2005 foi o ápice da parceria. Corinthians Campeão Brasileiro (título questionado, mas foi). Porém, em 2006, a casa caiu. Kia levou Teves e Mascherano para Londres e parou de injetar milhões no time paulista. Resultado, o Timão está até hoje devendo alguns jogadores e ao treinador da época, Emerson Leão. O pior de tudo é que, pela primeira vez na história do Campeonato Brasileiro, o clube alvinegro foi rebaixado para a Série B.

Ai vem à pergunta: qual o motivo de eu está relembrando essa história?

Quando Tevez e Mascherano saíram do Timão, eles foram para a Inglaterra, jogar pelo West Ham. Clube este, que tinha um estreito relacionamento com o (provável) dono da MSI, o magnata russo Boris Berezovski. Os argentinos foram emprestados por uma quantia irrisória. Eles se transformaram em peça fundamental dos Hammers, ajudando, assim, a evitar a queda do time londrino para a segunda divisão.

A legislação inglesa proíbe os clubes filiados a Football Association de inscreverem jogadores ligados a empresas em seus campeonatos. Neste caso, Carlitos e Javier Mascherano tinham seus direitos econômicos vinculados a MSI e participaram da Premiere League irregularmente.

O clube que fez a melhor campanha entre os rebaixados, o Sheffield United, entrou na justiça esportiva requerendo a queda do West Ham pela escalação de jogadores irregulares. Porém, os times chegaram a um acordo extrajudicial e o clube de Upton Park pagou uma indenização em dinheiro ao time rebaixado. Especula-se que seja algo em torno de 10 a 25 milhões de libras.

Os jogadores do time do norte da Inglaterra, aproveitaram a situação desfavorável ao West Ham, também entraram na justiça para serem ressarcidos, alegando a desvalorização de suas imagens.

Como se não fosse o bastante, até o Leeds United está processando o antigo clube dos portenhos, porque o time tinha emprestado jogadores ao Sheffield, e com a queda para League Championship os atletas se desvalorizaram no mercado.

Se pensarmos bem, o West Ham está nesta situação caótica mais por culpa da incompetência de seus diretores, do que pelo maquiavelismo da empresa londrina.

Mas, tem que se recordar que, a MSI usou o Corinthians e o West Ham como vitrine para mostrar seus jogadores para o mundo. Depois de valorizados, a empresa os negocia e deixa os antigos sócios com um abacaxi para descascar.
Foto: Revista Veja