sábado, 14 de março de 2009

Pra quem achava que o campeonato havia acabado...


Torres foi o melhor jogador da partida

Os jogos entre Manchester United e Liverpool estão entre os mais esperados de toda a temporada do futebol mundial. A partida deste sábado, válida pela 29ª rodada do Campeonato Inglês, ficou ainda mais atraente depois das belas atuações de ambos os times pela Liga dos Campeões, onde os Reds humilharam o Real Madri por 4 a 0 e os Devils bateram a Inter por 2 a 0, alcançando assim 16 jogos seguidos de invencibilidade.

Sem nenhum desfalque e jogando no Old Trafford, onde o Liverpool não ganha desde 2004 e o United não perde desde fevereiro, o Manchester era considerado o favorito.

O jogo começou e o Manchester demonstrou o favoritismo jogando melhor. Park sofreu um pênalti (discutível) aos 22 minutos. Cristiano Ronaldo, que completava 150 jogos pela Premier League, cobrou a penalidade, chutou forte no canto direito do goleiro Reina, para abrir o placar. Por falar em Reina, o goleiro do Liverpool teve uma atuação muito insegura: soltando bolas facilmente defensáveis e saindo mal do gol em várias situações. Por sorte do clube da terra dos Beatles, ele não foi muito testado neste jogo.

Com um tento no placar favorável ao clube da casa, os torcedores dos Devils já se sentiam tranquilizados, até porque a dupla de zagueiros do Manchester, Vidic e Ferdinand, é a melhor do mundo.

Entretanto, o sábado foi negro para a defesa menos vazada do Campeonato Inglês. Vidic, que em minha opinião é o melhor zagueiro do mundo na atualidade, falhou bisonhamente no primeiro gol do Liverpool. Aos 27 minutos, o zagueiro sérvio não conseguiu tirar a bola que pipocava próximo a sua área. Num oportunismo magistral, o atacante Fernando Torres conseguiu roubar a bola e com tranqüilidade empatou a partida.

Mesmo jogando isolado no ataque, com Kuyt e Gerrard flutuando no meio e mais preocupados com a marcação do que com a criação das jogadas e o Riera que cumpriu sua "importante" função (que eu ainda não descobri qual é), Torres se movimentou bastante e quando foi possível, criou oportunidades de gol.

Foi o que aconteceu aos 42 minutos. Torres deu um excelente passe para Gerrard que sairia na cara do gol não fosse o carrinho dado por Evra dentro da área, que resultou no segundo pênalti da partida. O próprio Gerrard cobrou e virou o jogo. O clube visitante acabou o primeiro tempo vencendo.

No segundo tempo, os diabos vermelhos voltaram melhor. Criaram algumas situações de gols, mas não concluíram, sem aproveitar, assim, a insegurança do Goleiro espanhol Pepe Reina.

O melhor zagueiro do mundo falhou mais uma vez. Após belo passe de Kuyt para Gerrad, que sairia, novamente, frente a frente com Van Der Sar. Porém, Vidic com um puxão na camisa o derrubou na entrada da grande área. Como era o último homem, Vidic acabou sendo expulso, aos 75 minutos. (Deve ter sido) A pior partida da vida do zagueiro do United.
O brasileiro Fábio Aurélio cobrou a falta e fez um belo gol. O goleiro neerlandês do Manchester nem se quer pulou na bola, tamanha a perfeição da cobrança. Coroando mais uma excepcional partida do lateral tupiniquim, o melhor jogador brasileiro atuando nos gramados da terra da rainha (Será que o Dunga não assisti aos jogos do Liverpool? Até porque o Brasil está precisando urgentemente de um lateral esquerdo).

Russel Crow, quer dizer, Fábio Aurélio comemorando o seu belo gol


Como desgraça pouca é bobagem, Dossena, que havia entrado no segundo tempo, pouco tempo depois do terceiro gol, fez o quarto. Chutou de primeira encobrindo o goleiro do Manchester, um golaço. Gol esse que selou com chave de ouro a atuação brilhante da equipe do Liverpool.

E pra quem achava que a Premier League já tinha um virtual campeão (o Manchester United) se equivocou. Pois, após esta derrota o campeonato ficará mais disputado, com a diferença de pontos caindo de 7 para 4 pontos do Manchester para o Liverpool e possivelmente, também, para o Chelsea, que precisa vencer amanhã o City.

Outros jogos do sábado pela EPL:

Arsenal 4 x 0 Blackburn
Bolton 1 x 3 Fulham
Everton 3 x 1 Stoke
City Hull City 1 x 1 Newcastle
Middlesbrough 1 x 1 Portsmouth
Sunderland 1 x 2 Wigan
Fotos: globoesporte.com