sábado, 16 de maio de 2009

Sábado de Campeões

Sem nenhuma surpresa, Manchester United, Barcelona e a Inter de Milão confirmaram o favoritismo e conquistaram hoje seus respectivos campeonatos nacionais.

O Manchester United se tornou o único clube duas vezes tricampeão inglês (1998/99,1999/00,2000/01 e 2006/07,2007/08,2008/09)

Os Diabos Vermelhos consagraram-se campeões após o empate, em Old Trafford, com o Arsenal por 0 a 0. Foi, como gosta o inglês, na conta do chá. Sem um futebol brilhante, porém, eficiente, o Manchester jogou com o regulamento debaixo dos braços: já que o empate bastava, a equipe não se expôs, e levou a partida em Banho-maria. O Arsenal nada pôde fazer, além de arrancar este empate, já que ficou provado, depois da eliminação da Liga dos Campeões, que o time de Alex Ferguson está alguns degraus à frente do clube londrino. Com esta conquista, o Manchester conseguiu igualar o número de títulos ingleses do Liverpool, são 18 conquistas nacionais. Entretanto, ainda não é hora de comemorar. Dia 27, o clube inglês duelará com o Barcelona, em Roma, pelo posto do melhor time do mundo.
Obs.: Pasmem! Sir Alex Ferguson foi vaiado após substituir Tévez ao decorrer da partida. A torcida ficou impaciente com a saída do argentino não só da partida, mas, principalmente, do clube. Fato este, ainda não concretizado.

A charge do jornal catalão Sport faz uma brincadeira com a torcida do Barcelona que, pelos títulos consecutivos, pode se instalar na praça porque outra comemoração ainda poderá vir.

Sentados em confortáveis poltronas de coro (hipoteticamente), os jogadores do Barcelona ganharam a Espanha. Depois da derrota do rival Real Madrid por 3 a 2 para o Villarreal, os catalães ficaram inalcançáveis na tabela de classificação e, na concentração, comemoraram o feito. Além do 19° título nacional, o Barça foi campeão quarta-feira da Copa do Rei, goleando o Athletic Bilbao por 4 a 1 no Estádio Mestalla, em Valencia. Este mês pode se tornar o mais glorioso da história do clube azul-grená se no dia 27, final da LC, o ‘Pep Team’ - como está sendo chamado o Barcelona pelos jornais esportivos, em homenagem ao técnico Pep Guardiola - vencer o Manchester e conquistar a tríplice coroa, feito ainda inédito na história. Messi, Xavi, Eto’o, Henry e Cia. podem ficar para a posteridade por fazerem parte da melhor equipe do Barcelona de todos os tempos, desbancando os times dos craques Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Romário e Maradona.


As ruas de Milão foram tomadas por milhares de interistas que comemoram mais um scudetto; jogadores também participaram da festa.

Assim como os jogadores do Barcelona, a equipe da Inter conquistou o tetracampeonato italiano sem entrar em campo. Após mais uma partida ridícula do Milan, que perdeu por 2 a 1 para a fraca Udinese, a equipe de José Mourinho não pode ser mais alcançada na tabela de classificação. Os nerazuri alcançaram seu 17° scudetto, se igualando ao rival local. Amanhã, a Inter comemorará o título ao lado da sua torcida, no Giuseppe Meazza, enfrentando o Siena.
O clube milanês já mostrou sua soberania na Bota ao ganhar o tetra. Falta a Inter demonstrar sua força a toda Europa e obter um título continental. Para isto, é preciso um time mais qualificado. Contratação é a palavra de ordem em Milão (válida também para o clube rubro-negro)


Imagens: globoesporte.com, sport.es e gazzeta.it (respectivamente).