sábado, 28 de fevereiro de 2009

Os melhores estão aqui, no Brasil

É muito comum escutarmos, ou até mesmo falarmos, aquela famigerada frase: “os nossos melhores jogadores estão na Europa”. Em partes isto é verdade. Mas esse não é o caso dos nossos volantes. Depois de assistir alguns jogos este ano, cheguei a conclusão de que nós temos, atuando aqui nos gramados do Brasil, os melhores volantes brasileiros, quiçá do mundo. Posso até estar exagerando ou superestimando a qualidade dos nossos volantes, mais eles estão me enchendo os olhos.

Hoje, o melhor jogador brasileiro em atividade, na minha opinião, é o meio campista (e também atacante) cruzeirense Ramires. Em oito jogos na temporada, ele marcou sete gols (Impressionante!). É o artilheiro celeste na temporada. Além de marcar muitos gols, ele tem um ótimo poder de marcação e consegue recompor muito bem no meio de campo. Seu posicionamento em campo não é o usual da grande maioria dos volantes, ele joga mais à frente, vem chegando de trás como um elemento surpresa na área adversária. Talvez por isto, ele esteja marcando tantos gols. Alguns dizem, até mesmo o técnico Adilson Batista, que o futebol dele é semelhante ao de Toninho Cerezo. Se ele não parar em um Dínamo de Kiev da vida, o guerreiro, como gosta de chamá-lo a torcida cruzeirense, poderá se tornar um dos melhores volantes do mundo, podendo até superar o ex-volante atleticano.
O Cruzeiro tem outro ótimo meio campista, Fabrício, porém ele está voltando de contusão e ainda não atingiu sua forma física ideal neste ano.

Ramires, o melhor jogador em atividade no Brasil

O São Paulo tem a melhor dupla de volantes do Brasil, Hernanes e Jean. Em termos técnicos, Hernanes é o melhor volante brasileiro, melhor até do que Ramires. Ele é mais habilidoso e tem uma visão de jogo diferenciada, assim como a de um grande camisa 10. Porém, Ramires conseguiu, logo no começo da temporada, voltar ao bom momento do ano passado, ou até melhor. Hernanes não começou o ano tão bem, mas, paulatinamente, está aumentando seu rendimento. E para completar a melhor dupla de volantes do Brasil, o surpreendente Jean. Quando todos achavam que Richarlyson seria o titular absoluto em 2008, Jean conseguiu entrar no time. Ele conseguiu dar mais consistência ao meio de campo, com muita personalidade e habilidade (visto o passe de calcanhar dado por ele para o gol de Hernanes, na última partida do time pelo campeonato paulista, contra o Oeste). Além de apoiar bem, ele marca e consegue dar proteção a zaga tricolor.

Hernanes, o volante mais habilidoso do Brasil (e do mundo?!)

O vizinho de muro do São Paulo, o Palmeiras, trouxe do Villarreal, Edimílson, o pentacampeão do mundo. Muitos torcedores ficaram com um pé atrás, pois ele vinha há muito tempo sem jogar e com contusões seguidas. Porém, ele mostrou muita determinação na sua volta ao Brasil, está jogando bem (mesmo após aquela falha bizarra contra a LDU) e fazendo muitos gols.

Há diversos volantes brasileiros jogando no velho continente, porém nenhum deles vive um momento tão bom quanto estes citados acima. Anderson está voltando de contusão; Lucas é reserva no Liverpool, quando entra faz partidas regulares, sem muito destaque; Gilberto Silva joga aquele futebolzinho de sempre, que estamos acostumados a ver na seleção; Josué é muito empenhado, mas nunca foi um jogador brilhante e por último, Felipe Melo que não passa de um jogador mediano.

Ainda temos algumas revelações, que poderão vir a se tornar grandes jogadores, nesse setor do campo, as principais são: Sandro e Giuliano, do Inter e Maylson, do Grêmio.

Voltando a frase que citei no começo do artigo, “os nossos melhores jogadores estão jogando na Europa”, ela está equivocada, tendo em vista o momento vivido pelos volantes que atuam no Brasil.